No ano letivo 2014/2015, somos a sala H da Escola Básica Nuno Álvares em Carregal do Sal!!
Mostrar mensagens com a etiqueta Expressão e comunicação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Expressão e comunicação. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 25 de abril de 2011

25 de Abril

E porque a Liberdade é um dos nossos maiores tesouros, deixamos a hiperligação para um livro em formato digital recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.

quarta-feira, 30 de março de 2011

A história que a maioria das crianças quer ouvir

Duas histórias, duas hipoteses de escolha.
A estratégia utilizada para a escolha.....
Cada criança colocou a peça de lego na história que queria ouvir
Sempre que achamos oportuno são trabalhados conceitos matemáticos (a torre mais alta é a que tem o maior número de peças). E como ainda nos custa aceitar que os outros podem ter uma opinião diferente da nossa temos que ir treinando... (coisas de quem vive em democracia)

sábado, 19 de março de 2011

Os miminhos para os Papás

Os nossos postais...

Os nossos embrulhos (amigos do ambiente), feitos com papel de jornal e carimbados com tinta gouache...

Um quadro pintado com tinta acrilica em tela triangular. Contornos elaborados com tinta de relevo e preenchimento com verniz 3D (como diz o Duarte, uma obra de Artista!!)
Deixamos algumas imagens ...

Os nossos Pais

Esta semana dedicámos o nosso painel de exposições temporárias aos nossos Pais

quinta-feira, 3 de março de 2011

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Pé de vento

Foi com muito entusiasmo que recebemos um convite da Fundação da Lapa do Lobo para assistir a uma produção artística intitulada "Pé de Vento".
O edificio onde está instalada a fundação é de uma beleza arquitéctónica invulgar, muito bem enquadrada no conjunto onde está inserido. O espaço interior é muito acolhedor, onde mais uma vez impera o bom gosto.
Viajamos de autocarro e esperamos um pouco por meninos de outros Jardins.
A espera fez-nos ficar um pouco impacientes, principalmente porque para a maioria de nós foi a primeira vez que assistimos a um teatro

O som, as luzes, as sombras, a poesia, a simplicidade das palavras, a expressão corporal e facial da actriz, o ritmo, o tempo e a proximidade com o público fez desta produção um êxito para os nossos "Patifes". No final, tivemos ainda direito a uma "caixinha", cheia de palavras doces como a poesia, de música suave como a brisa do vento ...ventoooooo

Quem vai ao vento, perde o assento

quem vai ao mar, perde o lugar

e quem está bem? deixa-se estar!!

sábado, 13 de novembro de 2010

Obras de arte

Deixamos o registo fotográfico de uma criativa produção do nosso Tomás. Uma forma de aprendizagem Activa e cheia de Envolvimento (se lhe aplicasse a escala de envolvimento do DQP ser-lhe-ia concerteza atribuida a cotação máxima pois esteve 100% envolvido do principio ao fim).

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

As histórias da MIMI

As histórias da MIMI são sem dúvida umas das nossas preferidas. Tivemos a sorte de ter connosco quase todos o livros desta fantástica colecção, emprestados pela nossa amiga Elisabete. Desta vez explorámos o aniversário da MIMI: "Parabéns Mimi". Uma história entusiasmante cheia de magia e encanto, bem ao nosso agrado e da Cristina (que adora contar histórias com pozinhos de perlimpimpim, neste caso ABRACADABRA).

Vejam bem o bolo de aniversário da Mimi....é GRANDE. Ainda bem que a Mimi é generosa e gosta de partilhar.

Deixou-nos no frigorífico um bolo PEQUENO, para que pudéssemos também celebrar o seu aniversário.

E assim a "brincar"... aprendemos ou relembrámos dois conceitos de grandeza: grande/pequeno.

sábado, 5 de junho de 2010

Gosto de ti com essa cor!!

A Cristina contou-nos uma história que falava da amizade entre duas lagartinhas muito diferentes uma da outra. Eram de cores diferentes tal como as pessoas que nós conhecemos. Concluímos que apesar das diferenças existentes poderá nascer uma grande AMIZADE e quem sabe até um grande AMOR!! Uma bonita história que sensibiliza para a tolerância e para a diferença. Foi então, como que por artes mágicas, a nossa caixinha das surpresas aparece cheia de pares de meias(claro que aproveitamos para rever que um par são 2 meias). Contámo-las e depressa descobrimos que se as distribuíssemos daria uma para cada menino.
Para que servirão??? Depois de terminadas as nossas lagartinhas ficaram lindas. Diferentes na cor mas todas igualmente lindas.
A seguir....apresentaram-se e conversaram umas com as outras. Foi divertido ora vejam...

terça-feira, 25 de maio de 2010

Os Traquinas da Pré

Foi criado um blogue colectivo para todos os Jardins de Infância do Agrupamento a que pertencemos. "Os Traquinas da Pré", foi o nome escolhido e gostariamos que nos visitassem...

sábado, 20 de março de 2010

A prenda para o Papá

Depois de uma sessão fotográfica em que os nossos patifinhos foram "modelos", experimentamos uma técnica mista para decorar as molduras que iriamos oferecer aos nossos papás. Utilizamos papel de seda com cola branca para dar um pouco de relevo e colámos parafusos, porcas, pregos, anilhas... Depois de tudo bem sequinho pintámos com tinta de gouache cinza metalizado. Como podem ver nas imagens a técnica foi na integra aplicada pelas nossas crianças. Apenas o acabamento(aplicação de spray acetinado de verniz acrilico azul)foi feito por mim. Carimbámos papel kraft, limpámos os vidros com um algodão, colocámos as fotos na moldura e ficámos muito contentes com o resultado!!
Esta actividade foi realizada em pequenos grupos de 5/6 crianças.

terça-feira, 16 de março de 2010

Com 3 anos já "leio" assim...

Nesta semana dedicada às leituras não posso deixar de partilhar duas "leituras"(pictogramas) de dois dos nossos patifes de 3 anos.
Madalena

Duarte

Para ouvir carregue primeiro no pause de "As minhas músicas".

segunda-feira, 1 de março de 2010

Era uma vez...

Depois de fazer uma dobragem (cabeça de cão), colamo-la numa folha de papel e desenhámos o resto do corpo.
A expressão oral é uma das nossas maiores dificuldades sendo por isso necessário estimulá-la através de vários exercicios. Desta vez foi-nos proposto que criássemos uma pequena história cujo personagem principal fosse o cão que tinhamos acabado de desenhar. Além de adquirirmos competências na àrea da expressão e comunicação, incentivamos a nossa capacidade criativa .