No ano letivo 2014/2015, somos a sala H da Escola Básica Nuno Álvares em Carregal do Sal!!
Mostrar mensagens com a etiqueta Formação pessoal e social. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Formação pessoal e social. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Porta materiais

Finalmente os nossos porta materiais estão prontos, (já não era sem tempo...ufa!!),e hoje já os utilizamos. Agora com material novinho é que vai ser "trabalhar". .. Fizemos um reaproveitamento de pacotes de leite de litro e procedemos à sua decoração com papel autocolante colorido e restos de folhas autocolantes para impressão.
Pretendemos que as crianças se responsabilizem por aquilo que é seu. Começamos com as crianças mais crescidas mas os mais novinhos em breve terão também os seus porta materiais.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Amigos

"Cenas" como esta são de extrema importância no dia a dia do Jardim de Infância. E como é bom vê-los crescer, serem amigos e ajudarem-se também na hora do almoço!!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Brincar, brincar...

Brincar eleva os padrões de qualidade da educação de infância e seguintes ciclos de ensino, dependendo sempre da qualidade de planificação das actividades, do valor associado ao processo de brincar e do envolvimento dos adultos. Moyles ( 2007, p.15.)
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Slideshow created with Smilebox

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O primeiro mês foi assim...

Uns mais saudosos, outros envergonhados e alegres também...desta vez não houve lugar para choros. Deve ter sido um dos poucos anos da minha já longa (mas feliz)carreira. Grandes abraços e beijitos lambusados cheios de ternura... (vantagens de se ser educadora)!! Nestas coisas de adaptação, a atitude dos pais é muitissimo importante e como todos (ou quase todos) já conheciam a equipa educativa, o processo ficou facilitado. A verdade é que este ano só entraram duas crianças novas: O Vasco, irmão do Tomás P. e por isso habituado a visitar-nos e a Francisca prima destes dois meninos. O primeiro mes é sempre tempo de exploração e adaptação ao espaço, aos materiais, aos amigos e educadores. É imprescindivel fomentar e incentivar a interação da criança com os pares e o melhor modo de o fazer é sem dúvida o BRINCAR. A escola deve aproximar a criança dos seus centros de interesse e alimentá-los para que não diminuam. Como tal, deverá proporcionar espaço para: jogo, movimento, linguagem, diversão, bem-estar, situações que a façam evoluir, explorar, descobrir. Ginsburg (2007), defende que brincar promove a interacção das crianças com o mundo que as rodeia, através da exploração, superação de medos e anseios, aumento da autoconfiança e tolerância para com os pares. Na opinião do mesmo autor, quando a criança adquire estas competências, conhece melhor o outro e torna-se mais tolerante o que promove uma maior coesão entre as crianças enquanto grupo. Estas aquisições são fundamentais, quer nas mudanças, quer no trabalho enquanto grupo ou seja, partilhar, negociar e resolver conflitos. Cabe ao educador planear com intencionalidade educativa este tempo, sem receios, sabendo argumentar cientificamente quando questionado, que afinal aquilo que as crianças melhor sabem fazer e lhe dá mais prazer é condição essencial para o seu pleno desenvolvimento. Neste pressuposto e partindo do interesse das crianças...

Brincamos com as ferramentas e na área das novas tecnologias (temos uma secretária nova de cor vermelha)

Experimentamos e criamos com tintas e pinceis e fomos ao parque infantil

Ouvimos histórias, desenhamos, carimbamos com as cores que vimos na natureza
Ouvimos música de vários géneros, pois acreditamos que o gosto se educa.
Desenhamos e fizemos uma grande bagunça na sala (logo sentimos necessidade de criar alguma regras)
Convidamos a nossa querida D.Helena para um jantar ao ar livre "tipo pic nic" e recebemos um mimo da Cristina.
Modelamos com plasticina e massa de cores... quisemos fazer "fichas"...e BRINCAMOS a dançar e a cantar.
Por acaso repararam nas nossas cadeiras novas?? Reparem bem nas pernas das nossas mesas pois estão pintadinhas de novo. Parecem novas, não é verdade? Sabem quem as pintou? Foi o pai da Madalena, o sr. Jorge, que o fez de forma gratuita e generosa, por isso aproveitamos para aqui deixar o nosso agradecimento.

quarta-feira, 30 de março de 2011

A história que a maioria das crianças quer ouvir

Duas histórias, duas hipoteses de escolha.
A estratégia utilizada para a escolha.....
Cada criança colocou a peça de lego na história que queria ouvir
Sempre que achamos oportuno são trabalhados conceitos matemáticos (a torre mais alta é a que tem o maior número de peças). E como ainda nos custa aceitar que os outros podem ter uma opinião diferente da nossa temos que ir treinando... (coisas de quem vive em democracia)

sábado, 2 de outubro de 2010

Uma mensagem para ver e reflectir

Numa das minhas voltas na net encontrei este video no "Bloguefólio". Achei-o deveras interessante e por isso resolvi partilhá-lo também com os nossos visitantes.

sábado, 25 de setembro de 2010

As nossas regras

A partilha de espaços e materiais nem sempre é fácil, sobretudo no inicio do ano. Aceitarmo-nos uns aos outros e consciencializarmo-nos de que fazemos parte de um grupo onde todos temos iguais direitos e deveres é por vezes difícil de interiorizar. Por isso, a pouco e pouco vamos descobrindo algumas regras básicas imprescindiveis para uma saudável convivência. Este ano fotografamos algumas acções que não devemos fazer e com elas construimos um painel que ficará visível ao olhar de todos(não vá alguém esquecer-se). Estamos certos que encontraremos mais coisas que não devemos fazer... mas muitas outras que podemos, e que por certo, tornarão os nossos dias alegres para que possamos crescer felizes e adquirir competências próprias de quem frequenta a Educação Pré - Escolar.

domingo, 2 de maio de 2010

Um miminho para as nossas MAMÃS

Para as nossas mamãs desejamos que tenham um lindo dia e que gostem muito das nossas prendinhas. Beijinhos e xi-corações muito apertadinhos.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Mas afinal...Quem manda lá em casa?????

Armanda Zenhas Mestre em Educação, área de especialização em Formação Psicológica de Professores, pela Universidade do Minho. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, nas variantes de Estudos Portugueses e Ingleses e de Estudos Ingleses e Alemães, e concluiu o curso do Magistério Primário (Porto). É PQND do 3.º grupo da Escola EB 2,3 de Leça da Palmeira e autora de livros na área da educação. É também mãe de dois filhos e escreveu este artigo deveras pertinente que todos os pais deveriam ler. Quem manda lá em casa?
Armanda Zenhas 2010-02-10 Há décadas atrás, poder-se-ia responder à pergunta "Quem manda lá em casa?" com o provérbio "Quem dá o pão, dá o pau." Achava-se então que umas valentes palmadas ou até o cinto eram indispensáveis para haver disciplina. Hoje em dia os castigos corporais são muito criticados e até condenados. No entanto a questão mantém-se pertinente: "Quem manda lá em casa?". É comum ouvir-se dizer que hoje as crianças e os jovens não obedecem a ninguém e não têm regras. Se assim é, estaremos no pólo oposto ao tempo do "pão" e do "pau", em que eles não tinham voz e tinham que obedecer cegamente. O que acontece é que há diversas formas de educar e nem todas as famílias são iguais. Poderemos distinguir basicamente três estilos de educação pelos pais, tendo em conta a relação educativa, a comunicação, o afecto e o controlo. Cada estilo acarreta diferentes consequências para o desenvolvimento dos filhos. Estilo autoritário
Os pais impõem as regras de forma rígida e não negociada e exigem uma obediência total. Se os filhos não obedecem, são punidos, podendo os castigos ser físicos. São frequentes as ameaças (Ex.: Se não arrumas o quarto depressa, tiro-te... apanhas...não tens festa de anos.") e afirmações depreciativas (Ex.: "És teimoso como uma porta.", "Não prestas mesmo para nada, nem isto sabes fazer direito."). A comunicação é deficitária, pois as crianças e os jovens sentem-se intimidados face aos pais, não os considerando acessíveis para com eles trocarem ideias, esclarecerem dúvidas ou manifestarem preocupações. Na verdade, os pais agem de acordo com as suas próprias necessidades e não tendo em conta as dos filhos, usando de violência e arbitrariedade. Estilo permissivo
Nestas famílias não há regras, embora possam existir relações afectivas positivas. Nestes casos os pais são "amigos" e consentem praticamente tudo. Muitos pensam conquistar desta forma o afecto dos filhos, outros fá-lo-ão porque o tempo em conjunto é tão pouco, que não o querem "estragar" com "discussões" que sempre surgem quando se pretende fazer valer uma regra não do agrado dos mais novos. Uma variante deste estilo são os pais negligentes, que também não definem regras, mas, por acréscimo, mantêm com as crianças e os jovens uma comunicação e relações afectivas muito deficitárias. Trata-se de famílias em que os filhos vivem entregues a si próprios, muitas vezes até ao nível da satisfação das necessidades mais básicas. Estilo democrático
Nestas famílias existem regras, mas são explicadas aos filhos e, muitas vezes, objecto de negociação. Os mais novos são responsabilizados pelo cumprimento das normas e são estabelecidas consequências para o seu cumprimento ou para o seu incumprimento. Há uma comunicação positiva, que permite a negociação das normas a seguir e que encoraja a partilha de ideias e a expressão de dúvidas, de receios e de sentimentos.
As crianças provenientes de famílias autoritárias tendem a tornar-se mais inseguras, a ter baixa auto-estima, a serem mais agressivas e a terem mais dificuldade a nível da responsabilidade e do comportamento sociais. As crianças oriundas de famílias permissivas tornam-se também pouco autónomas, pouco assertivas e com dificuldade em assumir responsabilidades sociais, sendo a situação mais grave quando provêm de famílias negligentes. Entre outras consequências negativas, podem surgir as seguintes: indisciplina na escola, por falta de hábito de obediência a regras, e baixa tolerância à frustração. Com efeito, as crianças crescem com todos os seus desejos satisfeitos, sem nunca ouvirem um "não". As crianças que crescem em famílias democráticas são as que encontram condições mais favoráveis a um desenvolvimento emocional e comportamental saudável. Conseguem resistir melhor a experiências negativas e adaptar-se com mais facilidade às situações e às diferentes relações sociais. Em jeito de conclusão, poder-se-ia dizer que afinal o provérbio inicialmente citado deveria sofrer uma transformação para se adequar a uma melhor educação: "Quem dá o pão, dá a razão." Para desenvolver "razão", é preciso crescer num ambiente estruturado, com regras, sendo estas explicadas e/ou negociadas, aprendendo-se gradualmente que a vida em sociedade assim o exige aos diferentes níveis; num ambiente com comunicação positiva e afecto. Assim se vão interiorizando e compreendendo as regras de participação cívica numa sociedade democrática. Assim se cresce sentindo-se amado e respeitado e aprendendo a amar e a respeitar. Bibliografia: Sprinthall, N. A., & Sprinthall, R. C. (1993). Psicologia educacional. Lisboa: McGraw-Hill.
Tomei conhecimento deste texto através do Educ@naWeb

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Viva o Carnaval!!

"O Palhaço Tristoleto", de Lourdes Custódio foi o livro escolhido para a "hora do conto". Exploramos a história de forma oral e ficámos a saber que provavelmente o palhaço deixou de ser tirstoleto por se ter apaixonado por uma palhacinha que começou a trabalhar com ele no circo. Este foi o mote para se falar de afectos, de amizade e de amor... Mas afinal o que é o amor???
As crianças fizeram o registo gráfico da história num papel em forma de coração e definiram o que para eles é o AMOR.

Como já tinhamos pintado um palhaço gigante (Feliz, muito feliz!!), colocámos os nossos registos de forma a completar o nosso painel de Carnaval/Afectos.

Continuamos com máscaras, disfarces, músicas, danças, mascarados e suas partidas de carnaval e sobretudo muita alegria e brincadeira. Deixamos o registo de alguns desses momentos.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Coração...de AMIGOS!!!

As crianças do Jardim de Infância e da Escola do 1º Ceb de Beijós reuniram-se numa acção de sensibilização ao projecto "Operação nariz vermelho", dinamizado em todo o agrupamento de escolas a que pertencemos. Todos reunidos, com o seu "nariz vermelho" tiraram esta fotografia em forma de coração.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Operação Nariz Vermelho

Aderimos a um projecto de solidariedade intitulado "Operação Nariz Vermelho". Este projecto tem como finalidade angariar fundos para "alegrar"as crianças internadas nos hospitais através da acção dos Drs. Palhaços. Se quiserem conhecer melhor o projecto carreguem no link apresentado pois é muito mais abrangente do que aqui descrevemos. A nossa modesta colaboração consistiu na compra de narizes e na venda de alguns exemplares na comunidade. Deixamos algumas imagens desta acção.
Aproveitámos para estrear os nossos carapuços novos!!!!(Finalmente sem chuva)

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Finalmente um dia de SOL!!!

Depois de tantos dias de chuva e nevoeiro eis que chega um dia lindo, de sol brilhante e quentinho.
Claro que aproveitamos para apanhar ar, sol...e brincar muito!! Demos asas à nossa imaginação utilizando tintas, terra, movimento e música a acompanhar.
Que bom é brincar...e tanto que se aprende a brincar. Até aprendemos que a nossa sombra aparece sempre em dias de sol.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Parabéns Sara!!

A nossa Sarinha faz hoje 5 anos. Todos juntos festejamos o seu aniversário, comemos bolinho e fizemos um brinde. Mil beijinhos cheios de carinho de todos os teus colegas e das tuas amigas crescidas.

Já tenho uma mana!!!

"Eu sou o Afonso e estou muito feliz porque a minha mana já nasceu. Todos os dias tenho coisas novas para contar e até já ajudei a minha mamã a dar-lhe uma banhoca."
Desejamos que a nossa estrelinha da felicidade sorria também à mana do Afonso. Parabéns a toda a familia.