sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Porta materiais
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Amigos
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Brincar, brincar...
![]() |
| Slideshow created with Smilebox |
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
O primeiro mês foi assim...
Uns mais saudosos, outros envergonhados e alegres também...desta vez não houve lugar para choros. Deve ter sido um dos poucos anos da minha já longa (mas feliz)carreira. Grandes abraços e beijitos lambusados cheios de ternura... (vantagens de se ser educadora)!! Nestas coisas de adaptação, a atitude dos pais é muitissimo importante e como todos (ou quase todos) já conheciam a equipa educativa, o processo ficou facilitado. A verdade é que este ano só entraram duas crianças novas: O Vasco, irmão do Tomás P. e por isso habituado a visitar-nos e a Francisca prima destes dois meninos. O primeiro mes é sempre tempo de exploração e adaptação ao espaço, aos materiais, aos amigos e educadores. É imprescindivel fomentar e incentivar a interação da criança com os pares e o melhor modo de o fazer é sem dúvida o BRINCAR. A escola deve aproximar a criança dos seus centros de interesse e alimentá-los para que não diminuam. Como tal, deverá proporcionar espaço para: jogo, movimento, linguagem, diversão, bem-estar, situações que a façam evoluir, explorar, descobrir. Ginsburg (2007), defende que brincar promove a interacção das crianças com o mundo que as rodeia, através da exploração, superação de medos e anseios, aumento da autoconfiança e tolerância para com os pares. Na opinião do mesmo autor, quando a criança adquire estas competências, conhece melhor o outro e torna-se mais tolerante o que promove uma maior coesão entre as crianças enquanto grupo. Estas aquisições são fundamentais, quer nas mudanças, quer no trabalho enquanto grupo ou seja, partilhar, negociar e resolver conflitos. Cabe ao educador planear com intencionalidade educativa este tempo, sem receios, sabendo argumentar cientificamente quando questionado, que afinal aquilo que as crianças melhor sabem fazer e lhe dá mais prazer é condição essencial para o seu pleno desenvolvimento. Neste pressuposto e partindo do interesse das crianças...
Brincamos com as ferramentas e na área das novas tecnologias (temos uma secretária nova de cor vermelha)
Experimentamos e criamos com tintas e pinceis e fomos ao parque infantil
quarta-feira, 30 de março de 2011
A história que a maioria das crianças quer ouvir
sábado, 2 de outubro de 2010
Uma mensagem para ver e reflectir
sábado, 25 de setembro de 2010
As nossas regras
domingo, 2 de maio de 2010
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Mas afinal...Quem manda lá em casa?????
domingo, 14 de fevereiro de 2010
Viva o Carnaval!!
Como já tinhamos pintado um palhaço gigante (Feliz, muito feliz!!), colocámos os nossos registos de forma a completar o nosso painel de Carnaval/Afectos.
Continuamos com máscaras, disfarces, músicas, danças, mascarados e suas partidas de carnaval e sobretudo muita alegria e brincadeira. Deixamos o registo de alguns desses momentos.
sábado, 13 de fevereiro de 2010
Coração...de AMIGOS!!!
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Operação Nariz Vermelho









