quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Contagens e conjuntos
Dividimos os elementos por conjuntos e ficámos a saber a diferença entre maior e menor. Para alguns de nós este vocabulário ainda é dificil de aprender mas é assim que se adquire a literacia, chamando as coisas pelo nome correcto. Também estamos a aprender que quando o conjunto não tem elementos chama-se Conjunto vazio.
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Mangericos e caracois em férias...
Este livro foi-me oferecido pelas fieis companheiras da hora do almoço a Augusta e a Paula, colegas de profissão. Obrigado às duas ....tantas horas do almoço ao longo destes 3 últimos anos...tanta conversa...tantas partilhas...tantas emoções. Vou ter saudades!!
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Dia do Livro 2009
Aceitamos a sugestão de uma colega da Cristina ( Glicéria dos Jardins Saúdaveis) e construimos o livro das cinco Joaninhas. Com este livrinho pretendemos além de fomentar o gosto pelos livros e pela leitura ,trabalhar o conceito de número e algumas relações númericas. As Joaninhas foram pintadas com o dedo indicador, depois de secas completadas com marcador preto. Quisemos partilhar esta actividade com as familias das nossas crianças para também as sensibilisar para a leitura por isso acrescentamos ao nosso livro uma pequena brocura distribuida em conselho de docentes da qual deixo imagem.(as crianças completaram o livro em casa com a familia).
Neste dia todas as crianças puderam levar livros da biblioteca do Jardim para ler em familia.
sábado, 25 de abril de 2009
Sensibilização a uma lingua estrangeira (Inglês)
(As crianças mostraram-se muito interessadas nesta temática como tal servirá como suporte para planificação de actividades posteriores.)
As nossas brincadeiras em inglês já tem os seus frutos, senão vejamos o seguinte video...
(Para ouvir o Paulo tem que carregar no pause de "As minhas músicas")
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Momento de cooperação
sábado, 21 de fevereiro de 2009
O Palhaço Manolete bebe "lête"
AH! Já me esquecia...MANOLETE bebe "lête" é um palhaço algarvio que gosta muito de beber leite ao pequeno almoço. Descobrimos que alguns meninos às vezes não tomam pequeno almoço, por isso recorremos a esta estratégia.
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Os saltos mais compridos...matematicar...
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Matematicando...contagem decrescente!!
terça-feira, 10 de junho de 2008
Dia de Portugal
Aproveitamos a data para fazer um breve análise histórica sobre a nossa bandeira e o seu significado.
Utilizando as cores da bandeira as crianças mais novas criaram 3 conjuntos. Os mais crescidos elaboraram conjuntos com o número de elementos que lhes era pedido. Identificamos qual o maior/menor, de acordo com o número de elementos. Fizemos ainda sequências no chão(parecia uma lagarta) e no papel( como forma de registo). Ouvimos a narração em aúdio da história do nosso primeiro rei, D. Afonso Henriques. Registámos um dos seus castelos, com recurso à técnica de expressão plástica "Pintura com marcadores coberta com cola branca".













