No ano letivo 2014/2015, somos a sala H da Escola Básica Nuno Álvares em Carregal do Sal!!
Mostrar mensagens com a etiqueta Matemática. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Matemática. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Contagens e conjuntos

Aproveitando os recursos que temos disponiveis, fizemos contagens, desta vez com castanhas. Aproveitámos para fazer um diagnóstico da situação...e...temos que trabalhar!!

Dividimos os elementos por conjuntos e ficámos a saber a diferença entre maior e menor. Para alguns de nós este vocabulário ainda é dificil de aprender mas é assim que se adquire a literacia, chamando as coisas pelo nome correcto. Também estamos a aprender que quando o conjunto não tem elementos chama-se Conjunto vazio.

E assim a BRINCAR aprendemos a matematicar!!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Mangericos e caracois em férias...

Com o aproximar dos Santos Populares falamos de tradições, usos e costumes desta época festiva. Para decorar a nossa mesa de exposições 3D criamos dois mangericos reutilizando alguns materiais(garrafões de água e papel de revista)...vejam como foi.
"Gostamos muito de fazer esta actividade, foi divertido."-palavras das crianças Na nossa hora do conto a Cristina leu-nos uma história cujo personagem principal era um caracol que... pensava estar de férias. Como a nossa imaginação não pára achamos que a nossa familia de caracois acabadinhos de modelar em plasticina talvez gostasse de ir apanhar banhos de sol perto dos nossos mangericos

Vejam bem!! Que ricas férias estão a ter os nossos caracois!!

Este livro foi-me oferecido pelas fieis companheiras da hora do almoço a Augusta e a Paula, colegas de profissão. Obrigado às duas ....tantas horas do almoço ao longo destes 3 últimos anos...tanta conversa...tantas partilhas...tantas emoções. Vou ter saudades!!

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Dia do Livro 2009

Comemoramos o dia do livro no nosso Jardim de Infância...também a ler!! A Cristina leu-nos a história "O livro activo" que requisitou na biblioteca da EB1 de Mangualde. Depois de falar-mos sobre este livro e os beneficios da leitura ,deu-nos uma vontade enorme de ver livros, e assim foi, vimos e lemos livros por todo o lado.

Aceitamos a sugestão de uma colega da Cristina ( Glicéria dos Jardins Saúdaveis) e construimos o livro das cinco Joaninhas. Com este livrinho pretendemos além de fomentar o gosto pelos livros e pela leitura ,trabalhar o conceito de número e algumas relações númericas. As Joaninhas foram pintadas com o dedo indicador, depois de secas completadas com marcador preto. Quisemos partilhar esta actividade com as familias das nossas crianças para também as sensibilisar para a leitura por isso acrescentamos ao nosso livro uma pequena brocura distribuida em conselho de docentes da qual deixo imagem.(as crianças completaram o livro em casa com a familia).

Neste dia todas as crianças puderam levar livros da biblioteca do Jardim para ler em familia.

sábado, 25 de abril de 2009

Sensibilização a uma lingua estrangeira (Inglês)

Como já tivemos oportunidade de referir anteriormente, sempre que achamos oportuno sensibilizamos as crianças para uma língua estrangeira, neste caso o inglês. Esta sensibilização tem carácter informal e surge como "Brincadeira". Desta vez trouxe um personagem de desenhos animados a "Dora"( boneca interactiva que fala algumas palavras em inglês). A aventura descrita no livro que nos trouxe, relata-nos as aventuras de Dora, Diogo, o macaquinho Boots e a sempre marota Swiper. A história é passada numa reserva de animais. Exploramos o livro percorrendo as pistas que nos eram indicadas de forma a salvar as espécies em perigo...

(As crianças mostraram-se muito interessadas nesta temática como tal servirá como suporte para planificação de actividades posteriores.)

As nossas brincadeiras em inglês já tem os seus frutos, senão vejamos o seguinte video...

(Para ouvir o Paulo tem que carregar no pause de "As minhas músicas")

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Momento de cooperação

Esta imagem traduz um grande momento de partilha e cooperação. A criança da esquerda (que não fala português)está a fazer uma torre de legos...tudo parece normal. Eis que de repente, com a ajuda do colega, começa a contar em português.Quando não sabe ou tem dúvidas olha para o amigo que o ajuda!! Boa!! Estamos mesmo a crescer e a organizarmo-nos sózinhos nas nossas brincadeiras informais que nos fazem aprender imeeeenso.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

O Palhaço Manolete bebe "lête"

Com aproximação do Carnaval era inevitável falar de palhaços, circo... e sobretudo alegria! O Carnaval é uma época que me fascina desde criança, quiça por ser a altura do ano em que mais vezes me "transformo em palhaço"!!
Tendo eu feito um palhaço tão amarelo, depressa alguém deu a ideia de o decorar!! Depois de pensarmos e "discutirmos" fomos buscar figuras geométricas de tecido que estavam guardadas na nossa caixinha de materiais. Relembramos o seu nome...contamos os lados, os vértices...e verificamos que algumas crianças ainda não diferenciam o quadrado do rectangulo(temos que continuar a trabalhar). Quisemos brincar com as figuras mas como não chegavam para todos resolvemos (com a ajuda dos blocos lógicos) fazer as nossas. No final colamo-las numa folha da maneira que quisemos, uns de forma mais concreta, outros mais abstractos mas igualmente criativos.

AH! Já me esquecia...MANOLETE bebe "lête" é um palhaço algarvio que gosta muito de beber leite ao pequeno almoço. Descobrimos que alguns meninos às vezes não tomam pequeno almoço, por isso recorremos a esta estratégia.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Os saltos mais compridos...matematicar...

As nossas crianças tem o "privilégio", digo privilégio porque às vezes os adultos esquecem-se que ser criança é movimento é alegria é ....mexer tudo e em tudo, experimentar, tocar, cheirar, enfim, de experimentar um pouco de tudo! Desta vez foi nosso objectivo descobrir o significado da palavra comprido e por isso resolvemos fazer um concurso de saltos em comprimento.
De inicio as crianças mais novas tiveram alguma dificuldade em diferenciar altura/comprimento, mas com a ajuda das crianças mais crescidas tudo se resolveu.
Cada salto conseguido, cada marca no chão feita com giz sob o olhar atento das crianças. Finalmente, embora só com olhar todos soubessem o resultado de tantos saltos tornou-se necessário fazer medições. E agora? Qual a unidade de medida? Como medir?.......com os sapatos mais compridos da sala!! Não sabem quais são?? Claro! Isso mesmo, são os meus!! Os da Educadora.
Contornamos a marcador tão compridos sapatos (40)numa cartolina e medimos, medimos, medimos.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Matematicando...contagem decrescente!!

Aproveitando a melodia de uma canção já conhecida(do canal Panda)...adaptámos a letra de forma a atingirmos o nosso objectivo...fazer contagem decrescente a partir do 10. E como???
Cada criança tem um animal (Fantoche de dedo)a saltar constantemente na cama, mas à medida que a música se desenrola os animais vão caindo um a um até não haver mais.
10 animaizinhos saltavam na cama, um caiu com a cabeça no chão, a mamã ligou para o médico e ele disse: NADA DE ANIMAIS A SALTAR NO COLCHÃO!! E assim sucessivamente até cairem todos os animais.
Esta actividade embora de caracter informal é igualmente promotora do desenvolvimento da expressão oral e dramática.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Dia de Portugal

Aproveitamos a data para fazer um breve análise histórica sobre a nossa bandeira e o seu significado.

Utilizando as cores da bandeira as crianças mais novas criaram 3 conjuntos. Os mais crescidos elaboraram conjuntos com o número de elementos que lhes era pedido. Identificamos qual o maior/menor, de acordo com o número de elementos. Fizemos ainda sequências no chão(parecia uma lagarta) e no papel( como forma de registo). Ouvimos a narração em aúdio da história do nosso primeiro rei, D. Afonso Henriques. Registámos um dos seus castelos, com recurso à técnica de expressão plástica "Pintura com marcadores coberta com cola branca".

sexta-feira, 23 de maio de 2008

A flor que mais gostamos!

Fizemos uma votação para descobrir qual era a flor preferida da maioria das crianças. Registamos os votos num quadro de preferencias. Contámos os registos e descobrimos que a flor favorita é a Gerebera.

Flores para todos os gostos


Hoje tivemos um dia muito florido. A avó Fernanda trouxe-nos algumas flores para que as pudessemos observar com muita atenção. Vimos como as pétalas e as folhas são diferentes de flor para flor e diferenciamos cheiros e cores. Depois de uma cuidada observação desenhamos o exemplar de que mais gostamos.