No ano letivo 2014/2015, somos a sala H da Escola Básica Nuno Álvares em Carregal do Sal!!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Nuvens cinzentas

Estamos a construir e criar um painel que nos faz lembrar o "Inverno".
Já temos "neve" e "bonecos de neve", mas para os mais observadores faltava-nos as nuvens de onde cai a neve.
Alguém sabe o que é a neve? De que é feita?
De flocos de neve (Afonso, Madalena, Carolina) De água muito fria (Fabiana) A agua congela e fica neve (J.P.) Muita água gelada (Fabiana)
No Jardim de Infância promovemos a autonomia e incentivamos a capacidade criativa das crianças dando-lhes oportunidade para se exprimirem, (também graficamente). Valorizamos as produções das crianças, ainda que possam parecer "imperfeitas" para olhares menos atentos.
As nossas nuvens estão todas o máximo!!!
Agora vamos pintá-las com...
"Ó Cristina, nuvens brancas...pretas...não. Queremos nuvens cinzentas...", Crianças
"Pois é, mas utilizem essas que agora eu não posso ir buscar cinzento, tenho que ajudar a D. Helena e a Elisabete a colocar as cortinas novas"- Eu (Temos cortinas novas, depois mostramos)
Depois de alguma galhofa, lá se decidiram pintar as nuvens com as cores que estavam em cima da mesa.
Yes! Estas cores misturadas ficam cinzentas!! (João Pedro)
Com mais preto ficam cinzento escuro (Madalena) Com muito branquinho ficam clarinhas (Eduardo)
Gosto muito de pintar (Tomás Marques)
E assim se descobriu o cinzento.

Experiência com agua

Nesta altura já todos sabemos que a chuva cai das nuvens. Cai quando as nuvens estão cheias (Carolina) E cinzentas (Fabiana) Chove quando não cabem lá mais gotas (Duarte) E se o vento sopra...chove mais depressa! (Afonso) As gotas gotinhas ficam juntinhas e chove. (Madalena) Pois...mas as gotas depois sobem outra vez, evaporam e sobem. (João Pedro) Depois desta conversa em pequeno grupo (para os que se mostraram interessados) aquecemos de forma artificial (fogão eléctrico), água.
O que irá acontecer?
A água vai aquecer (Madalena)
Aquece e vai para o céu (Afonso)
Eu cá acho que vai para a tampa (João e Duarte)
Vai ferver e ficar com bolhinhas (Carolina)
Esperamos até ouvir o borbulhar da água, depois destapamos e...
a tampa está cheia de gotas gotinhas (Madalena) e está a sair fumo, vapor, é a água a ir para as nuvens (J.P.) Falamos em evaporação e condensação, utilizando os termos cientificamente correctos. Concluímos que o fogão estava a fazer de conta que era o sol a aquecer a água que está na terra, nos mares, nos rios. E que ao aquecê-la ela evapora, "sobe para as nuvens".
Estes são os nossos registos, com o material necessário para esta experiência.
E assim a brincar ... nos tornamos gente. Deixo o link de um site muito interessante para explorarem com os vossos filhos e/ou alunos, sobre esta temática. (Obrigada à colega Teresa Rebelo que o partilhou connosco. É a partilhar e colaborar/cooperar, que nos tornamos melhores profissionais, pelo menos assim o esperamos).

domingo, 23 de janeiro de 2011

Ciclo da água

Depois de registarmos o que cada um já sabia sobre o ciclo da água, ouvimos uma história (Gota, gotinha). De forma oral explorámos a referida história e dialogámos sobre a importância da água para o nosso planeta.
Numa abordagem em pequeno grupo, uma das crianças referiu que a àgua é transparente.
Mas afinal o que é ser transparente?
Ser transparente é conseguir ver o que está por trás (João Pedro)
Não sabes? É conseguir ver. (Duarte)
Depois de encontrarmos algumas coisas trasparentes (vidros, lâmpadas, copos, óculos, lentes de binóculos...), foi a vez de descobrir que o contrário de ser transparente é ser opaco.
Mas o que é ser opaco?
É não conseguir ver, por exemplo uma folha de papel branco, a esponja...(J.P.)
Decidimos então fazer uma gota gotinha, parecida à da história, para montarmos um móbil...
Para que ficasse transparente, retiramos-lhe o interior e forrámos com papel celofane TRANSPARENTE
Recortamos, colamos...
Olha, estão a ver? Isto é transparente. Dá para ver tudo. (Afonso)
Desenhamos a "carinha" das gotinhas com marcadores de acetato (o que muito nos agradou) e a Cristina pôs-lhes uma pernas de lã para que pudessemos colar as botas.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Nem tudo são rosas...

Há dias e dias. Hoje foi um daqueles em que as coisas não correram bem.
É certo que várias vezes já referi que o grupo de crianças que tenho não é fácil, por isso experimentam-se metodologias, estratégias e por vezes nada parece resultar...
Mas o que verdadeiramente me preocupa são as questões de formação pessoal e social, continuam a agredir-se frequentemente na disputa de objectos e espaço, algo que já não deveria acontecer nesta altura do ano. Quando parece que estamos a "crescer" enquanto grupo... há retrocessos.
Continuaremos a insistir, insistir na tolerância para com os outros, no direito à diferença, na partilha efectiva de tudo, na aceitação dos diferentes níveis de desenvolvimento de todas as crianças, no direito de brincar, de crescer feliz sem magoar e sem ser magoado...em questões de conduta social, pois todos temos que viver em sociedade...é preciso insistir, incentivar, elogiar, acarinhar, saber dizer "sim" e NÃO!!
As crianças precisam entender que há hierarquias, que há adultos e crianças e que "quem manda" são os adultos, não as crianças. (Que se conste nunca ninguém ficou traumatizado por ouvir dizer "não")
Vá lá gente crescida... se todos ajudarmos nesta árdua tarefa que é educar, em que não há receitas mágicas nem pozinhos de perlimpimpim mas em que todos caminhamos num só sentido, tudo será mais fácil e produtivo.
Por hoje chega. A mesa está cheia de livros à minha espera e os prazos de entrega dos trabalhos de mestrado estão a terminar...avizinha-se um fim de semana muiiiiitooooo trabalhoso.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A chegada dos 3 Reis: O nosso filme

Tal como tinhamos prometido aqui fica o nosso video. Mas nem todas as histórias acabam da mesma maneira. Desta vez um dos reis ficou cansadinho a meio do caminho e teve que parar para tirar uma soneca!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Actividade de Dia de Reis

Com a aproximação do Dia de Reis, sentimos necessidade de discutir em grande grupo quais as actividades que gostaríamos de realizar. Cantar os "Reis", dramatizar a chegada dos 3 Reis e fazer uma coroa de rei, foram algumas das sugestões lançadas pelas crianças.
Decidimos então fazer uma coroa com aproveitamento de restos de cartolinas e reutilização de cápsulas de café (a fazer de conta que eram pedras preciosas).
Na execução desta actividade trabalhamos "padrões" e contagens (no domínio da matemática), coordenação óculo manual, ao martelar as cápsulas para as achatar (no domínio da expressão motora).
Com as coroas já feitas, aproveitamos o transporte cedido pela Câmara Municipal de Carregal do Sal para as actividades de expressão motora e fomos "Cantar os Reis" à Câmara em conjunto com os amiguinhos do Jardim de infância do Sobral.
Quando chegamos, já nos esperava o Sr. Presidente da Câmara, a Srª Vereadora Drª Joana e a Drª Cristina.
"Afinamos" os nossos instrumentos e... cantamos a canção dos 3 Reis do Oriente, assim como "As Boas Festas".
Acolheram-nos com muita simpatia e "doçura", pois esperavam-nos uns ricos docinhos!!
(fotos gentilmente cedidas pela Drª Cristina da C.M.C.S.)
Fomos noticia na página da Câmara Municipal de Carregal do Sal.
Também fomos à sede do nosso Agrupamento. Esperavam-nos os membros da Comissão Administrativa Provisória e vários professores e funcionários. (Deram-nos mais algumas doçuras, nham...nham!!)
Quando regressamos, fomos cumprir a "nossa tradição", colocando os 3 Reis do Oriente perto do menino Jesus.
Agora falta-nos "Cantar os Reis" com os amiguinhos do 1ºCiclo na nossa aldeia, (quando o tempo o permitir), e dramatizar a chegada dos 3 Reis.
O nosso agradecimento a todos os que contribuiram que esta actividade se realizasse com êxito.
Nota: As crianças do J.I de Sobral não estão identificadas por não sabermos se os Encarregados de educação autorizam.

Parabéns Tomás

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Há pegadas por toda a parte

No primeiro dia de escola, a seguir ao Natal, ficamos muito curiosos! A porta da nossa sala estava fechada, só a luz do globo terreste estava acesa e de lá saia uma música de Natal... Que se passará??? Abrimos a porta e...........
PEGADAS POR TODA A PARTE!!!

Mas quem terá tido a ousadia de beber do nosso leite e comer das nossas bolachinhas??? Um pic-nic na nossa sala e ninguém nos convidou??? Será??

Será mesmo que foi o PAI NATAL??????

Uau!! Foi, foi, olhem só para a chaminé.... Este Pai Natal é mesmo nosso amigo!! Obrigada, volta sempre!!

Estou muito feliz!!

Hoje estou muito contente. Já consegui escrever sozinho o meu nome... e coube todo dentro do rectângulo. Vou dizer à minha mãe e ao meu pai que consegui!! Mas o que me fez ficar mesmo contente foi o meu desenho, está lindo não está? (De repente o Duarte "cresceu" mais um bocadinho e conseguiu representar gráficamente, ao seu gosto, aquilo que ele já sabia mas ainda não conseguia representar). Parabéns Duarte o teu desenho está o máximo!! Vocês não acham???

Parabéns Eduardo

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

FELIZ ANO NOVO

Para todos os nossos seguidores, visitantes, amigos e em especial aos nossos "pequenos patifes", um ano com muita saúde, amor, carinho, conforto e aleeeeeeegriiiiiiaaaaaaaaa!!!
"A vida é bela"!!!!