No ano letivo 2014/2015, somos a sala H da Escola Básica Nuno Álvares em Carregal do Sal!!

segunda-feira, 7 de março de 2011

Baile de Carnaval e Passagem de Modelos

E a festa continua... Desta vez com um divertido Baile de Carnaval e a já tradicional Passagem de modelitos

Preparava-se o Carnaval...

Não podemos deixar de referir o empenho e participação de todas as crianças, pais, assistentes operacionais e educadora Elisabete para que tudo estivesse pronto a tempo do Desfile de Cabanas de Viriato. De salientar a preciosa e prestimosa ajuda da Avó Clara, que após um pedido de auxilio para construção de um molde, se ofereceu para coser os fatos todos dos nossos pinguins
( Avó Clara, disfarçada numa peça de Natal) A todos os intervenientes o nosso obrigado pois é com a ajuda de todos que se constroem "grandes obras".
Enquanto algumas crianças preparavam e construiam adereços para o Carnaval, eis que começa a surgir uma "brincadeira organizada" entre as crianças mais novas do grupo. "Pessoal...estamos a CRESCER".

sábado, 5 de março de 2011

Carnaval em Beijós

Achamos ser muito importante participar com as nossas crianças em actividades de interação com o meio onde estamos inseridos, como tal, em articulação com os amiguinhos do 1º Ceb, fomos brincar ao Carnaval pelas ruas da nossa aldeia. Encontramos muita gente que aguardava pela nossa chegada. Divertimo-nos muito e estavamos muito felizes.
Parabéns aos pais das nossas crianças pelo empenho demonstrado na "produção" dos filhotes!!

Máscaras e fantasia

As crianças escolheram as máscaras que mais gostaram. Eu disponibilizei moldes, que elas próprias contornaram com lápis de carvão, cortaram e decoraram com os materiais que tinham disponíveis. E assim ficaram tão lindas!! Aos nossos olhos e sobretudo aos das crianças que se empenharam na sua construção.

Carnaval do Agrupamento

Como já anteriormente referimos, este ano, devido à junção dos dois agrupamentos do concelho, fomos convidados a participar no Desfile de Carnaval em Carregal do Sal. Como devem calcular, tem sido uma azáfama, um "corre, corre"...
As crianças ajudaram na elaboração de alguns adereços e lá fomos nós, de cartaz ao alto, muito orgulhosos de pertencer ao Jardim de Infância de Beijós.
A D. Helena, estava o máximo vestida de chinesa, a Mónica de princesa do Egipto e as educadoras Cristina e Elisabete de Índias. O tema do nosso Jardim relacionou-se com os "Povos do mundo", por isso as crianças vestiram-se de Espanhóis, Russos, Chineses e Índios.
Deixamos algumas imagens de como passamos o nosso dia, esperamos que gostem... se quiserem ver mais, podem carregar aqui

O meu obrigado às crianças, por terem aguentado que nem uns valentes, e aos Pais, por terem autorizado a participação das crianças também neste desfile.

Agradecemos a quem tenha tirado fotos com o grupo inteiro durante o desfile que nos envie, (2 ou 3), para patifespequenos@gmail.com

quinta-feira, 3 de março de 2011

Carnaval em Cabanas de Viriato

Estamos inseridos numa zona de forte tradição Carnavalesca. O tradicional Carnaval de Cabanas de Viriato é conhecido sobretudo pela "Dança dos cús" . A organização promove um dia especial para as crianças, Lá estaremos!!

Óh!!! Circo????

Será que este circo está vazio??? Ó de casa........não mora aqui ninguém???????????

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Pé de vento

Foi com muito entusiasmo que recebemos um convite da Fundação da Lapa do Lobo para assistir a uma produção artística intitulada "Pé de Vento".
O edificio onde está instalada a fundação é de uma beleza arquitéctónica invulgar, muito bem enquadrada no conjunto onde está inserido. O espaço interior é muito acolhedor, onde mais uma vez impera o bom gosto.
Viajamos de autocarro e esperamos um pouco por meninos de outros Jardins.
A espera fez-nos ficar um pouco impacientes, principalmente porque para a maioria de nós foi a primeira vez que assistimos a um teatro

O som, as luzes, as sombras, a poesia, a simplicidade das palavras, a expressão corporal e facial da actriz, o ritmo, o tempo e a proximidade com o público fez desta produção um êxito para os nossos "Patifes". No final, tivemos ainda direito a uma "caixinha", cheia de palavras doces como a poesia, de música suave como a brisa do vento ...ventoooooo

Quem vai ao vento, perde o assento

quem vai ao mar, perde o lugar

e quem está bem? deixa-se estar!!

Atenção, atenção

Na próxima quinta feira estaremos presentes no Desfile de Carnaval do nosso agrupamento.

De que vamos mascarados?????

Curiosos?????

Têm que esperar...

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Circulos, triangulos, rectangulos & palhaços

Com a ajuda das peças da caixa dos Blocos lógicos, desenhamos, recortamos e colámos de forma a criarmos a cara do nosso palhaço preferido...
Os nossos palhacinhos ficaram assim...

Consegui

Depois desta história...

e como já há algum tempo andava com vontade,

aprendi a apertar os sapatos. Agora tenho que treinar. PARABÉNS!!!!

Carnaval

Com a aproximação desta época festiva, emergiu a necessidade de elaborar em grande grupo uma planificação das actividades a realizar. Sempre numa perspectiva de escutar a voz das crianças (os seus gostos, a sua vontade e bem estar), colocámos neste cartaz o que conseguimos acordar.

À medida que as tarefas vão sendo cumpridas......

E assim a brincar...aprendemos a planificar e arranjamos estratégias para que os nossos objectivos possam ser cumpridos.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Projectar/experimentar/equilibrar

Se pensam que as obras de arte que se seguem são criações de engenheiros ou arquitectos estão enganados. Estas fantásticas produções são dos nossos "patifes" e foram efectuadas com grande envolvimento, numa verdadeira conjugação de "forças" e equilibrio.

As fotografias são da autoria das nossas crianças