No ano letivo 2014/2015, somos a sala H da Escola Básica Nuno Álvares em Carregal do Sal!!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A primeira etapa já esta!!

Pois é...estou de volta. Finalmente dei por concluida e entregue "a coisa". Agora vamos aguardar o parecer do júri e esperar... pela etapa final (a defesa).
Aproveito a ocasião para fazer um agradecimento muito especial aos pais das minhas crianças, por tão prontamente terem permitido que os seus filhos fizessem parte deste estudo, assim como às pessoas que mais directamente trabalham comigo (Elisabete, Fátima, Helena, Mónica, Gabriela). Por último, mas não menos importante aos meus queridos "Patifes", pois sem eles nada teria sido possível.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Já está quase

Aos nossos visitantes deixo umas breves palavras...
Por vezes é necessário fazer opções, estabelecer prioridades. E como a data limite de entrega do trabalho de mestrado se está a aproximar....optamos por fazer uma pausa.
Até breve!!

Queremos que sejas muito feliz!!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Miminhos para as mães

Os postais...


As prendinhas pintadas 100% por nós, de forma autonoma e criativa (saleiro e pimenteiro)


Os nossos embrulhos decorados com papel carimbado

segunda-feira, 25 de abril de 2011

25 de Abril

E porque a Liberdade é um dos nossos maiores tesouros, deixamos a hiperligação para um livro em formato digital recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Uma Páscoa muito docinha

Fizemos um coelhinho para desejar uma Páscoa muito docinha aos nossos familiares. Lá dentro, um pacote de amêndoas oferecido pelo Agrupamento a que pertencemos e uns ovinhos de chocolate.
Logo cedinho, com a ajuda da Margarida fizemos um delicioso bolinho para comer ao lanche
Decorámos o bolo ao nosso gosto e escolhemos...... Um Coelho de Páscoa!!! Ficou o máximo

Além de giro ficou delicioso. Queriam provar??? Pois comeu-se num instantinho, ou não fossemos nós a fazê-lo.

A seguir, partimos em busca dos ovos escondidos. Desta vez a Caça ao Ovo foi feita através de um Jogo de pistas com ordens a cumprir. Mais uma vez aliámos o jogo e a expressão motora ao dominio da matemática.

Exploramos, deciframos pistas, corremos, saltamos, saboreamos chocolate e sobretudo divertimo-nos imenso. Mas que coelho maroto que nunca se deixa ver!!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Articulação com o 1º Ceb

Gostamos muito de partilhar momentos com os amiguinhos do primeiro ciclo, desta vez vimos uma linda dramatização da história de Luisa Ducla Soares, O Soldado João. Pareciam uns verdadeiros artistas Depois, foi a vez de estarmos juntos no nosso Jardim. Fizemos a "Dança dos livros", vimos videos musicais e divertimo-nos muito.

Como tinhamos na nossa sala o projector de video, aproveitamos para partilhar o video de uma história que gostamos muito, " A maior flor do mundo", de José Saramago. Uma história muito bonita, que nos transmite uma bonita mensagem sobre a preservação da natureza. Esta é a única história escrita por Saramago para crianças. Neste dia ficamos também a conhecer algumas coisas sobre a vida e obra deste famoso escritor.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Palavras & Histórias com chá

Indo ao encontro dos objectivos do Plano Nacional de Leitura e em articulação e colaboração com a Educadora de apoio (Elisabete Garcia), promovemos uma acção de sensibilização sobre a importância da leitura para os familiares das nossas crianças.
Preparou-se o chá e os bolinhos e a mesa ficou pronta!!

Os convidados não faltaram "à chamada", incluindo o Sr. Presidente da Junta de freguesia.

Bebeu-se o chá, visualizámos um powerpoint sobre as vantagens da leitura em idade pré-escolar, e como não podia deixar de ser partilharam-se histórias, histórias de livros... histórias de vida. Trocaram-se experiências e partilharam-se emoções.

No final distribuiu-se um desdobrável com algumas sugestões relacionadas com a leitura.

Obrigada! (Aos elementos da comunidade presentes, à D. Helena, à Mónica e à minha colega Elisabete).

A 1ª Videoconferência

Estava tudo a postos...em "equilíbrio"
...cabos....escadote....colunas...portátil...som testado e muita agitação. Tinha finalmente chegado o dia da nossa primeira videoconferência, com a Biblioteca Municipal .

A professora Elisa e a professora Célia esperavam-nos para nos contar uma história e falar um pouco connosco. O entusiasmo foi grande, especialmente por termos tido acesso ao projector de vídeo e vivenciar outra das potencialidades das novas tecnologias. Temos que avançar, descobrir novos caminhos.

No dia seguinte, fomos pela primeira vez à Biblioteca Municipal de Carregal do Sal, ouvir uma história e comprar livros na Feira do Livro.

Também fomos ver as obras de arte que estavam no museu.

Muitas novidades!! Não podemos deixar de agradecer às duas professoras que nos contaram a história, ao Sr Carlos e ao Sr. Rui pela paciência em nos "aturar" no período de testes e pelo empenho para que nada falhasse.

Uma história com... supercontadores de histórias

Preparadas as supercadeiras...

chegava a hora de receber quem nelas se sentasse...supercontadores de histórias!!

Uma tulipa feita com dobragem, assinalou a chegada da Primavera e serviu de base para um marcador de livros com que presenteamos as familias das nossas crianças e todos os participantes desta iniciativa.

Histórias, histórias e mais histórias. Muitas se contaram e outras tantas ainda se contarão, pois felizmente não tem faltado voluntários. Depois da interrupção haverá mais!!