No ano letivo 2014/2015, somos a sala H da Escola Básica Nuno Álvares em Carregal do Sal!!

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Carnaval 2015

Todos os anos a dúvida surge... de que se vão disfarçar as crianças? 
Será mais importante escolher um disfarce de acordo com a temática que se se está a abordar no momento? Ou será que dar voz às crianças fará para elas mais sentido? Este ano a escolha foi delas: os rapazes queriam ser super heróis e as meninas princesas. Por isso, encontramos o equilíbrio ao escolher Batman(para eles (porque assim o quiseram e não por uma questão de género) e princesas Batgirls para elas. 
(A ideia base foi retirada da net com as devidas adaptações)
Não tivemos mãos a medir nestas duas últimas semanas... entre pinturas, provas, recortes... sem esquecer que não é só de Carnaval que se vive na "escola".
Sinto-me privilegiada por ter comigo duas pessoas fantásticas, sempre com um sorriso no rosto e prontas para deitarem as mãos a todos os pormenores que foram surgindo. Só com esta empatia e trabalho em equipa se levou a bom porto este nosso "capricho".














E depois do "trabalho" chegou finalmente o tão esperado dia para espalhar magia e super poderes nas ruas do Carregal. 

E como dizia a música ... Viva a alegria, viva a alegria deste Carnaval






Estes meus patifes estão de parabéns pois portaram.se como verdadeiros super heróis

Deixamos as fotos do desfile...
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Picture slideshow made with Smilebox


Nota: algumas fotos foram gentilmente cedidas pela mãe Ana Cláudia.
Obrigada a todos os que colaboraram para que este desfile fosse um sucesso...ainda que  as condições climatéricas não fossem as melhores

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Baile de mascarados e passagem de modelos

Hoje a tarde foi de festa e muita alegria. Fizemos uma passagem de modelos com os fatos de Carnaval que as crianças trouxeram de casa e/ou que arranjamos na sala. Como a música era animada fizemos um baile onde todos dançaram.


Aproveitamos o "dia de festa" para fazer algo que normalmente não podemos fazer.... "de pé em cima das cadeiras" a dançar e cantar!!

E finalmente...  as crescidas da sala






Deixamos as fotos da tarde 
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Digital slideshow customized with Smilebox

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Gelo colorido

Ontem fomos à sala de ciências escolher algum material de que estávamos a precisar para brincar com as ciências experimentais.
Observamos como a água no seu estado liquido é transparente e conseguimos que se tornasse opaca através da saturação da mesma com corante alimentar de diferentes cores. 
Conseguimos concluir que quantas mais gotas de corante colocássemos mais opaca se tornava.






Para alterar o estado da água de liquido a sólido as crianças sugeriram que a colocássemos no congelador.

Aproveitando uma ideia que vi há algum tempo nas minhas pesquisas (e ainda dizem que não se aprende nada no facebook) pedi às crianças que me ajudassem a colocar a água colorida dentro de luvas...
...no dia seguinte...


Uauuuu... pudesse eu fazer mais que uma coisa ao mesmo tempo e mostrar-vos -ia as carrinhas de espanto... essas que me fazem crescer diariamente enquanto profissional.


Uma floresta de mãos de gelo colorido...disse o Matias


Tocamos


Sentimos o frio



Ganhamos coragem para pegar... sentir...cheirar...explorar



Há imagens que valem e dizem tudo


hahahah ficou sem um dedo e está a derreter com o calor das mãos


Ao longo do dia pudemos observar como a pouco e pouco passavam do estado liquido a sólido com a temperatura amena que se fazia sentir na sala.






As crianças perceberam as diferenças entre transparente e opaco e entre sólido e liquido. Tomaram conhecimento que também há coisas que não sendo completamente transparentes deixam passar a luz e são translucidas. Não é nossa pretensão que aprendam a "palavra" mas sim o conceito cientifico. Se ouvirem dizer as palavras corretas, a pouco e pouco vão apropriando-se destas e aumentando a sua literacia.

Nota: Hoje de manhã o pai de uma das minhas crianças disse-me que o filho chegou a casa com uma palavra nova: Translúcido. E que lhe explicou direitinho o que era.  Obrigada por partilhar isto comigo.


Em Fevereiro fazem anos...