No ano letivo 2014/2015, somos a sala H da Escola Básica Nuno Álvares em Carregal do Sal!!

sábado, 21 de fevereiro de 2009

O Palhaço Manolete bebe "lête"

Com aproximação do Carnaval era inevitável falar de palhaços, circo... e sobretudo alegria! O Carnaval é uma época que me fascina desde criança, quiça por ser a altura do ano em que mais vezes me "transformo em palhaço"!!
Tendo eu feito um palhaço tão amarelo, depressa alguém deu a ideia de o decorar!! Depois de pensarmos e "discutirmos" fomos buscar figuras geométricas de tecido que estavam guardadas na nossa caixinha de materiais. Relembramos o seu nome...contamos os lados, os vértices...e verificamos que algumas crianças ainda não diferenciam o quadrado do rectangulo(temos que continuar a trabalhar). Quisemos brincar com as figuras mas como não chegavam para todos resolvemos (com a ajuda dos blocos lógicos) fazer as nossas. No final colamo-las numa folha da maneira que quisemos, uns de forma mais concreta, outros mais abstractos mas igualmente criativos.

AH! Já me esquecia...MANOLETE bebe "lête" é um palhaço algarvio que gosta muito de beber leite ao pequeno almoço. Descobrimos que alguns meninos às vezes não tomam pequeno almoço, por isso recorremos a esta estratégia.

1 comentário:

Claudia Azevedo disse...

É uma forma muito engraçada e divertida de brincar com as "formas matemáticas"...elas estão em todos os sítios..só temos que procurar muito bem.