No ano letivo 2014/2015, somos a sala H da Escola Básica Nuno Álvares em Carregal do Sal!!

domingo, 14 de março de 2010

A brincar, a brincar...muito se aprende!!

A BRINCAR Quando me virem a montar blocos A construir casas, prédios, cidades Não digam que estou só a brincar Porque a brincar, estou a aprender A aprender sobre o equilíbrio e as formas Um dia, posso vir a ser engenheiro ou arquitecto. Quando me virem a fantasiar A fazer comidinha, a cuidar das bonecas Não pensem que estou só a brincar Porque a brincar, estou a aprender A aprender a cuidar de mim e dos outros Um dia, posso vir a ser mãe ou pai. Quando me virem coberto de tinta Ou a pintar, ou a esculpir e a moldar barro Não digam que estou só a brincar Porque a brincar, estou a aprender A aprender a expressar-me e a criar Um dia, posso vir a ser artista ou inventor. Quando me virem sentado A ler para uma plateia imaginária Não riam e achem que estou só a brincar Porque a brincar, estou a aprender A aprender a comunicar e a interpretar Um dia, posso vir a ser professor ou actor. Quando me virem à procura de insectos no mato Ou a encher os meus bolsos com bugigangas Não achem que estou só a brincar Porque a brincar, estou a aprender A aprender a prestar atenção e a explorar Um dia, posso vir a ser cientista. Quando me virem mergulhado num puzzle Ou nalgum jogo da escola Não pensem que perco tempo a brincar Porque a brincar, estou a aprender A aprender a resolver problemas e a concentrar-me Um dia posso vir a ser empresário. Quando me virem a cozinhar e a provar comida Não achem, porque estou a gostar, que estou só a brincar Porque a brincar, estou a aprender A aprender a seguir as instruções e a descobrir as diferenças Um dia, posso vir a ser Chefe. Quando me virem a pular, a saltar a correr e a movimentar-me Não digam que estou só a brincar Porque a brincar, estou a aprender A aprender como funciona o meu corpo Um dia posso vir a ser médico, enfermeiro ou atleta. Quando me perguntarem o que fiz hoje na escola E eu disser que brinquei Não me entendam mal Porque a brincar, estou a aprender A aprender a trabalhar com prazer e eficiência Estou a preparar-me para o futuro Hoje, sou criança e o meu trabalho é brincar.
(desconheço o autor)
Para todos aqueles que algum dia ousaram pensar que a brincar não se aprende.

1 comentário:

Paula Duarte disse...

Este poema é uma inspiração para qualquer educador.
"o jogo é o principio do conhecimento" e "Deixar ser pequenino é dar espaço para ser grande."