Depois de registarmos o que cada um já sabia sobre o ciclo da água, ouvimos uma história (Gota, gotinha). De forma oral explorámos a referida história e dialogámos sobre a importância da água para o nosso planeta.
Numa abordagem em pequeno grupo, uma das crianças referiu que a àgua é transparente.
Mas afinal o que é ser transparente?
Ser transparente é conseguir ver o que está por trás (João Pedro)
Não sabes? É conseguir ver. (Duarte)
Depois de encontrarmos algumas coisas trasparentes (vidros, lâmpadas, copos, óculos, lentes de binóculos...), foi a vez de descobrir que o contrário de ser transparente é ser opaco.
Mas o que é ser opaco?
É não conseguir ver, por exemplo uma folha de papel branco, a esponja...(J.P.)
Decidimos então fazer uma gota gotinha, parecida à da história, para montarmos um móbil...
Para que ficasse transparente, retiramos-lhe o interior e forrámos com papel celofane TRANSPARENTE
Recortamos, colamos...
Olha, estão a ver? Isto é transparente. Dá para ver tudo. (Afonso)
Desenhamos a "carinha" das gotinhas com marcadores de acetato (o que muito nos agradou) e a Cristina pôs-lhes uma pernas de lã para que pudessemos colar as botas.
1 comentário:
E ficaram lindas!
é mesmo a brincar que se aprende mais, não é?
Enviar um comentário