No ano letivo 2014/2015, somos a sala H da Escola Básica Nuno Álvares em Carregal do Sal!!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Experiência com agua

Nesta altura já todos sabemos que a chuva cai das nuvens. Cai quando as nuvens estão cheias (Carolina) E cinzentas (Fabiana) Chove quando não cabem lá mais gotas (Duarte) E se o vento sopra...chove mais depressa! (Afonso) As gotas gotinhas ficam juntinhas e chove. (Madalena) Pois...mas as gotas depois sobem outra vez, evaporam e sobem. (João Pedro) Depois desta conversa em pequeno grupo (para os que se mostraram interessados) aquecemos de forma artificial (fogão eléctrico), água.
O que irá acontecer?
A água vai aquecer (Madalena)
Aquece e vai para o céu (Afonso)
Eu cá acho que vai para a tampa (João e Duarte)
Vai ferver e ficar com bolhinhas (Carolina)
Esperamos até ouvir o borbulhar da água, depois destapamos e...
a tampa está cheia de gotas gotinhas (Madalena) e está a sair fumo, vapor, é a água a ir para as nuvens (J.P.) Falamos em evaporação e condensação, utilizando os termos cientificamente correctos. Concluímos que o fogão estava a fazer de conta que era o sol a aquecer a água que está na terra, nos mares, nos rios. E que ao aquecê-la ela evapora, "sobe para as nuvens".
Estes são os nossos registos, com o material necessário para esta experiência.
E assim a brincar ... nos tornamos gente. Deixo o link de um site muito interessante para explorarem com os vossos filhos e/ou alunos, sobre esta temática. (Obrigada à colega Teresa Rebelo que o partilhou connosco. É a partilhar e colaborar/cooperar, que nos tornamos melhores profissionais, pelo menos assim o esperamos).

2 comentários:

Luz disse...

Se tivessem esperado mais uns diasitos faziamos as experiencias ao mesmo tempo. é que o nosso novo projecto etwinnig é sobre ciencias experimentais e vamos começar precisamente com experiencias com água. vamos começar na proxima segunda feira. Depois contamos como correu!
continuação de bom trabalho
Luz

ÂNGELA ALMEIDA disse...

BOA!!!!! ESTES MIUDOS TÊM UMA IMAGINAÇAO QUE NOS SURPREENDE COMO É QUE TAO PEQUENOS JA ENTENDEM TUDO E SE EXPLICAM AINDA MELHOR PARABENS PROFESSORA CRIZ POR LEVAR AOS NOSSOS FILHOS UM POUCO DA SABEDORIA DO NOSSO DIA A DIA BJ