No ano letivo 2014/2015, somos a sala H da Escola Básica Nuno Álvares em Carregal do Sal!!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O primeiro mês foi assim...

Uns mais saudosos, outros envergonhados e alegres também...desta vez não houve lugar para choros. Deve ter sido um dos poucos anos da minha já longa (mas feliz)carreira. Grandes abraços e beijitos lambusados cheios de ternura... (vantagens de se ser educadora)!! Nestas coisas de adaptação, a atitude dos pais é muitissimo importante e como todos (ou quase todos) já conheciam a equipa educativa, o processo ficou facilitado. A verdade é que este ano só entraram duas crianças novas: O Vasco, irmão do Tomás P. e por isso habituado a visitar-nos e a Francisca prima destes dois meninos. O primeiro mes é sempre tempo de exploração e adaptação ao espaço, aos materiais, aos amigos e educadores. É imprescindivel fomentar e incentivar a interação da criança com os pares e o melhor modo de o fazer é sem dúvida o BRINCAR. A escola deve aproximar a criança dos seus centros de interesse e alimentá-los para que não diminuam. Como tal, deverá proporcionar espaço para: jogo, movimento, linguagem, diversão, bem-estar, situações que a façam evoluir, explorar, descobrir. Ginsburg (2007), defende que brincar promove a interacção das crianças com o mundo que as rodeia, através da exploração, superação de medos e anseios, aumento da autoconfiança e tolerância para com os pares. Na opinião do mesmo autor, quando a criança adquire estas competências, conhece melhor o outro e torna-se mais tolerante o que promove uma maior coesão entre as crianças enquanto grupo. Estas aquisições são fundamentais, quer nas mudanças, quer no trabalho enquanto grupo ou seja, partilhar, negociar e resolver conflitos. Cabe ao educador planear com intencionalidade educativa este tempo, sem receios, sabendo argumentar cientificamente quando questionado, que afinal aquilo que as crianças melhor sabem fazer e lhe dá mais prazer é condição essencial para o seu pleno desenvolvimento. Neste pressuposto e partindo do interesse das crianças...

Brincamos com as ferramentas e na área das novas tecnologias (temos uma secretária nova de cor vermelha)

Experimentamos e criamos com tintas e pinceis e fomos ao parque infantil

Ouvimos histórias, desenhamos, carimbamos com as cores que vimos na natureza
Ouvimos música de vários géneros, pois acreditamos que o gosto se educa.
Desenhamos e fizemos uma grande bagunça na sala (logo sentimos necessidade de criar alguma regras)
Convidamos a nossa querida D.Helena para um jantar ao ar livre "tipo pic nic" e recebemos um mimo da Cristina.
Modelamos com plasticina e massa de cores... quisemos fazer "fichas"...e BRINCAMOS a dançar e a cantar.
Por acaso repararam nas nossas cadeiras novas?? Reparem bem nas pernas das nossas mesas pois estão pintadinhas de novo. Parecem novas, não é verdade? Sabem quem as pintou? Foi o pai da Madalena, o sr. Jorge, que o fez de forma gratuita e generosa, por isso aproveitamos para aqui deixar o nosso agradecimento.

2 comentários:

Assunção e Natércia disse...

Olá
Ter a posssibilidade de crescer e de ajudar as crianças a crescer é uma enorme responsabilidade, mas ao mesmo tempo um enorme privilégio!
Continuação de boas partilhas.
Natércia

Cristina Lares disse...

oBRIGADA Natércia, este comentário soube-me bem!!