No ano letivo 2014/2015, somos a sala H da Escola Básica Nuno Álvares em Carregal do Sal!!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

O planeta em que vivemos

A curiosidade das crianças cresce no que diz respeito a questões ambientais nomeadamente acerca dos seres vivos que habitam o nosso planeta. É frequente pesquisarmos na internet e em livros algumas curiosidades sobre animais e plantas. Desta vez a nossa curiosidde levou-nos a pesquisar o que são seres vivos. De inicio foi algo confuso pois achavamos que para não ser vivo bastava estar morto!! (Pois...um javali depois de morto é um ser não vivo). Mas depois de algumas pesquisas começamos a entender que afinal as rochas, as pedras, os peluches... não são seres vivos. E também que os dinossauros embora já não existam eram seres vivos.
Procuramos então fazer um cartaz onde colocassemos alguns dos seres vivos que conhecemos que como habitantes do Planeta também precisam de ser cuidados para que não deixem de existir.

A Sara fez a legenda com uma mensagem muito importante: É preciso cuidar do Planeta Terra.


Os menos crescidos encarregaram-se de cortar e colar "a terra" e o "mar" do nosso planeta (Estamos a precisar de treinar o corte com tesoura)


Os mais crescidos representaram através de desenho os seres vivos que quiseram


Depois de todos os espaços preenchidos, pincelou-se tudo com cola de forma a que a pigmentação do papel crepe passasse para o papel cenário onde estava representado o Planeta Terra

E assim ao redor do planeta criamos uma linha que nos une também na preservação do meio ambiente

O Afonso e o Duarte deixam esta mensagem (adaptada do "Livro do ambiente"), gravada através do Audacity onde pela primeira vez já efetuaram edição de áudio utilizando o corte de "partes de silêncio" (com apoio do adulto).



Mais algumas representações de seres vivos: Árvores de fruto e pavões

1 comentário:

Luz disse...

Mas que belo planeta o vosso! Ficou mesmo muito bonito! E adoramos a vossa mensagem. Que crescidos quie esses meninos são!
Bom restinho de semana
Luz e estrelinhas