No ano letivo 2014/2015, somos a sala H da Escola Básica Nuno Álvares em Carregal do Sal!!

sábado, 22 de dezembro de 2012

Festa de Natal 2012

Quando combinamos o que fariamos para celebrar a quadra natalicia surgiu (entre outras) a ideia de fazer teatros de Natal. À medida que iamos cumprindo o que haviamos planificado começou a surgir a hipótese de se "aproveitar" uma das atividades efetuadas para a Festa de Natal do nosso Centro Educativo. Depois de escolhida "a peça", vimos quais os personagens intervenientes e escolheu-se de forma negociada e consensual a quem caberia cada papel. O passo seguinte foi a escolha de adereços e acompanhamento musical. Quanto aos adereços a escolha foi efetuada mediante os gostos, de entre um amontoado de "tralha" trazida por mim, ed. Beta, Ana, D. Cila e pais. A escolha musical surgiu depois de serem escutadas 2 músicas.... e a escolhida foi.... "The Conquest of Paradise" dos Vangelis. (Sim!! As crianças gostam e apreciam música com qualidade dita "de adultos)

 

Depois fez-se o cenário
 
E assim as crianças foram apropriando-se de vocabulário novo, especifico de expressão dramática: peça, adereços, personagens, cenário, acompanhamento musical... e chegado o dia fomos para o palco onde colocámos o cenário e se abriram as cortinas para que pudessemos representar a peça:"Nasceu um bébé". (Até tivemos direito a alguns efeitos especiais...luzes e fumo!!) A nossa representação foi um sucesso.
 

Click to play this Smilebox slideshow
 
 
E como estas coisas só fazem sentido se proporcionarem entusiasmo e prazer às crianças, deixo uma foto que elucida bem a alegria e envolvimento.
 
 
Durante esta agradável tarde pudemos assistir à participação dos amigos das outras salas e a uma peça efetuada com a participação de vários pais.
 
A todos os que colaboraram e permitiram este fantástico momento, o nosso muiiiiitttttto Obrigado.

2 comentários:

Cris Lopes disse...

Foi, sem dúvida, uma tarde muito especial! E o desempenho dos mais pequenos foi soberbo! Deve-se, é claro, ao empenhamento das fantásticas profissionais que trabalham com as crianças! E que seleção musical! Parabéns a todos e obrigada! Bjs

Cristina Lares disse...

Obrigada Cristina pelo seu simpático e incentivante comentário.
Como deve calcular é também através dos comentários que recebemos o feed back das familias e são esses mesmos comentários que "alimentam" este espaço. Bem haja pela sua participação e colaboração. Quanto ao "sucesso" da peça...deve-se sobretudo às crianças que são sempre fantásticas.