No ano letivo 2014/2015, somos a sala H da Escola Básica Nuno Álvares em Carregal do Sal!!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Os amigos especiais e a sala snoezelen

Recebemos na nossa sala a visita da professora Carla (do ensino especial) e do João. Trouxeram-nos um ficheiro com um vídeo onde podemos ver trabalhos/atividades efetuadas pelos amigos da sala de ensino estruturado do nosso centro. Também vimos um vídeo musical onde pudemos ver e ouvir uma canção sobre meninos especiais, onde participam professores do ensino especial/música. Gostamos tanto da canção que até houve quem se emocionasse e por isso decidimos logo retribuir-lhes a visita!!
As professoras do ensino especial explicaram-nos como comunicam com os meninos que não falam e como somos muito curiosos ficamos muito atentos a ouvir tudo!!
Cantamos umas canções que os amigos especiais e as professoras gostaram muito!!
No final tivemos uma surpresa muito boa, fomos conhecer a sala SNOEZELEM. "A sala Snoezelen é uma sala multissensorial que tem como objectivo a estimulação sensorial e/ou a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão. O ambiente multissensorial estimula os sentidos como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, recorrendo apenas às capacidades sensoriais dos indivíduos.
Este tipo de sala terapêutica proporciona conforto, utilizando estímulos sensoriais como música, notas, sons, luz, estimulação táctil e aromas, de forma individual ou conjugada. Proporciona vários benefícios, por exemplo relaxamento, libertação de stress e motivação para a aprendizagem.
Na sala de Snoezelen podemos encontrar: Luzes Psicadélicas, Música, Bola de Espelhos, Lâmpada cromática, colchão de água, almofadas, colunas borbulhantes, mural táctil, puffs, tapete de luzes, espelho convexo, etc.
Snoezelen é “um ambiente especificamente equipado que transmite aos seus visitantes um sentimento agradável de processos de auto-regulação. Através de uma sala equipada e usada de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa, consegue-se a estimulação de intervenções terapêuticas e pedagógicas, tanto como se fortalece as relações pessoais entre terapeuta e paciente. Snoezelen pode ser aplicado com grande êxito na área de pacientes, deficientes e não deficientes” (Fundação Alemã de Snoezelen, 1999).
 
Deixamos algumas imagens..... foram momentos muito estimulantes propicios a descobertas sensoriais.
 
 
 
 
 
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox


Obrigada à professora Carla por nos ter "convidado" para este momento.
 

3 comentários:

Sandrine disse...

O Miguel gostou muito desta visita! Quando lhe perguntei se estes meninos tinham problemas, ele respondeu "Não mãe, são só amigos especiais!"

Cris Lopes disse...

Pois bem, a Laís também me disse o mesmo: são meninos especiais e nós gostamos muito de lá ter ido. "queríamos ter ficado lá mais tempo!"

Luz disse...

Uma visita que certamente não esquecerão e que ajuda a que se tornem melhores cidadãos! Gostei muito!