No ano letivo 2014/2015, somos a sala H da Escola Básica Nuno Álvares em Carregal do Sal!!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Experiências com água I

 
Depois de se beber o leitinho todo que estava nos pacotes, cortaram-se os mesmos ao meio e lavaram-se para que não ficassem restos de leite. Deitamos água lá dentro e as crianças foram por o seu pacote com água no congelador.
O que será que vai acontecer? Tivemos que esperar pela manhã seguinte para verificar se as nossas previsões estavam corretas.
 
Na manhã seguinte...mal entrei no Jardim a primeira coisa que ouvi foi..."anda professora vamos buscar os pacotes com água ao frigorifico" (sinónimo de curiosidade e interesse).
A saudável algazarra não se fez esperar....o meu está congelado!! Transformou-se em gelo.
Pois é, a água passou de estado liquido a sólido com a baixa temperatura que está dentro do congelador.
Pedi às crianças que tentassem retirar o gelo do pacote...(precisamos de uma faca, ou de uma tesoura - disseram algumas crianças)
Apelei ao pensamento, (no Jardim de infância também se aprende a pensar) até que em conjunto (de ideias) surgiu a hipótese de se aquecer o pacote com as mãos.
Com as mãos? As mãos aquecem? Sim professora as nossas mãos podem aquecer o pacote e talvez o gelo derreta e saia. Será? (Digo eu)
Toca a experimentar...(e não é que saiu mesmo)
Durante o manuseamento do retangulo de gelo os comentários surgiram naturalmente, alguns já com algum rigor cientifico:
A água ficou no estado sólido.
Tem a forma de um retangulo porque o pacote tem esta forma. Nem todos concordaram, como tal procedeu-se à verificação pondo a congelar  água dentro de uma garrafa e de uma luva de látex.  (amanhã verificamos).
Os diálogos surgem naturalmente assim como as questões e observações pertinentes.
 
 
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Personalize a slideshow



Estes meninos estão todos de parabéns, não só pelos registos gráficos mas também (e sobretudo) pela descrição oral pormenorizada que conseguiram fazer quando de forma individualizada lhes pedi que me relatassem a experiência.
E assim, a pouco e pouco, se vai construindo o conhecimento.

Sem comentários: