A propósito de fenómenos da natureza e estados do tempo surge a palavra "Tornado". Reunimos o material necessário e mãos à obra...
No final, tiram-se conclusões e regista-se o que se observou e concluiu.
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O que acabamos de observar nesta experiência é um tornado simulado. Quando se agita a garrafa criamos um vórtice que devido à velocidade de escoamento da água origina a formação de um cone invertido de água. Isto acontece porque a água que está mais próxima do orifício da garrafa tem uma velocidade superior. No caso dos tornados verdadeiros, estes formam-se devido ao encontro de correntes de ar frio com ar quente húmido. Devido à menor densidade, o ar quente sobe, começa a formar-se um vórtice e, no final, um remoinho. A velocidade no centro do tornado pode chegar aos 400 km/hr.
A explicação cientifica não é de fácil entendimento mas fica a ideia... e a certeza de que as crianças em idade pré escolar interessam-se por actividades de ciências experimentais.
Amanhã repetiremos a experiência adicionando corante à água.
Ficamos agora à espera que apareçam imagens dos "tornados" criados em casa.
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