No ano letivo 2014/2015, somos a sala H da Escola Básica Nuno Álvares em Carregal do Sal!!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Gelo colorido

Ontem fomos à sala de ciências escolher algum material de que estávamos a precisar para brincar com as ciências experimentais.
Observamos como a água no seu estado liquido é transparente e conseguimos que se tornasse opaca através da saturação da mesma com corante alimentar de diferentes cores. 
Conseguimos concluir que quantas mais gotas de corante colocássemos mais opaca se tornava.






Para alterar o estado da água de liquido a sólido as crianças sugeriram que a colocássemos no congelador.

Aproveitando uma ideia que vi há algum tempo nas minhas pesquisas (e ainda dizem que não se aprende nada no facebook) pedi às crianças que me ajudassem a colocar a água colorida dentro de luvas...
...no dia seguinte...


Uauuuu... pudesse eu fazer mais que uma coisa ao mesmo tempo e mostrar-vos -ia as carrinhas de espanto... essas que me fazem crescer diariamente enquanto profissional.


Uma floresta de mãos de gelo colorido...disse o Matias


Tocamos


Sentimos o frio



Ganhamos coragem para pegar... sentir...cheirar...explorar



Há imagens que valem e dizem tudo


hahahah ficou sem um dedo e está a derreter com o calor das mãos


Ao longo do dia pudemos observar como a pouco e pouco passavam do estado liquido a sólido com a temperatura amena que se fazia sentir na sala.






As crianças perceberam as diferenças entre transparente e opaco e entre sólido e liquido. Tomaram conhecimento que também há coisas que não sendo completamente transparentes deixam passar a luz e são translucidas. Não é nossa pretensão que aprendam a "palavra" mas sim o conceito cientifico. Se ouvirem dizer as palavras corretas, a pouco e pouco vão apropriando-se destas e aumentando a sua literacia.

Nota: Hoje de manhã o pai de uma das minhas crianças disse-me que o filho chegou a casa com uma palavra nova: Translúcido. E que lhe explicou direitinho o que era.  Obrigada por partilhar isto comigo.


2 comentários:

Era uma vez... disse...

Bom dia Cientistas!
Que maravilhosa experiencia...ideia brilhante! Adorei, posso reproduzir também??
Parabéns à fada pedagógica, que é com certeza uma GRANDE educadora!!

Laura e piratinhasnoji.bogspot.com

Cristina Lares disse...

Olá laura

É sempre um prazer ler os teus comentários.
Esta ideia...deveras brilhante...não é de minha autoria (eu refiro isso na mensagem). Encontrei-a numa das minhas pesquisas na net.
Claro que podes "copiar" é para isso mesmo que partilho algumas atividades.
Aliás, neste momento o blogue é mais um repositório de algumas práticas do que (como já foi) o diário de uma sala de jardim de infância. Bjo