No ano letivo 2014/2015, somos a sala H da Escola Básica Nuno Álvares em Carregal do Sal!!

terça-feira, 31 de março de 2009

Добре дошли Пролет

Olá! Eu sou o Petko e vim da Bulgária. Estou quase há mês e meio neste Jardim de Infância ...tem sido tempos dificéis pois nem eu nem os meus pais falamos nada de português, e na escola ninguém fala búlgaro.
A minha educadora costuma dizer que a expressão facial/corporal e o carinho são universais e assim nos vamos entendendo!! De dia para dia todos crescemos, novas etapas novas conquistas...neste momento já aprendi o básico: água, comida, xixi, bom dia, olá, já está, já fiz, se me perguntarem o nome ou idade respondo e até já sei contar até nove em português! Também já canto algumas canções. Tenho aprendido muito e depressa sobretudo com a preciosa ajuda dos meus amiguinhos que me ajudam bastante.
A minha família trouxe uma partilha para o Jardim de Infância, uma tradição Búlgara que segundo a história serve para dar as boas vindas à Primavera: As Martenitsas (para saber o significado desta tradição clique )

Assim que os meus amigos as viram interessaram-se logo por saberem mais coisas, e quiseram fazer uma. E assim foi...até à chegada da Primavera usámos as Martenitsas junto ao peito e os meus amigos levaram alguma informação sobre esta tradição para as suas familias.

Mas agora vejam as imagens para verem como foi engraçado...

Quando chegoun a Primavera fomos ao recreio procurar a primeira árvore florida...
Desta forma um pouco diferente do habitual demos as boas vindas à Primavera!!

4 comentários:

paula disse...

Muito bem, gostei e....não há por aí um parzito a mais para mim?!...
Bjsss
Paula

Isabel Preto disse...

Que linda partilha e excelente forma de integrar este pequenito, tão fofinho!
Tens razão, comunica-se melhor pelo coração...Como ele ainda é pequenino, depressa vai aprender a nossa Língua...tudo de bom e boa Páscoa, para todos os queridos patifes.
Beijinhos doces.

jardimdeoliveira disse...

É muito bom partilhar usos e costumes de outros países e importante para a integração do Petko. Para além do mais as Martenitsas ficaram muito giras. Particularmente também gostei das cores (Vermelho e branco).
Beijinhos para a "comunidade patife"

Clemencia disse...

I remember making the yarn dolls when I was a child, I loved making them :)
Yo recuerdo hacer los muñecos de lana cuando era un niña, y me encantaba hacerlos :)